Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

O nariz pode mudar com o tempo?

 

O tempo tem o poder de mudar muitas coisas. O corpo humano, por exemplo, passa por diversas modificações ao longo da vida. Fatores como envelhecimento, bons ou maus hábitos e a gravidade exercem influência em diversos órgãos, em maior ou menor grau.

 

É bem possível que, ao pegar uma foto de alguns anos atrás e compará-la com o que se vê no espelho nos dias atuais, você perceba algumas mudanças. O rosto é uma das áreas do corpo em que elas são mais perceptíveis.

 

Em se tratando do nariz, há uma dúvida recorrente: ele também pode mudar com o passar dos anos? A resposta é: sim. O nariz pode mudar. Para entender como esse processo acontece, é preciso explicar alguns pontos que foram descritos abaixo:

 

CARTILAGEM

 

Muitas pessoas acreditam que o fato de o nariz parecer maior ou mais largo com o passar do tempo está relacionado com o crescimento da cartilagem.

 

Em tese, há um fundo de verdade, uma vez que a cartilagem é um tecido que serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação e é o único tecido conjuntivo que não para de crescer. No entanto, esse crescimento é insignificante após os 18 anos.

 

GRAVIDADE

 

A gravidade é um fator que deve ser levado em consideração uma vez que ela atua em diversas áreas do corpo. Ou seja: as estruturas que compõem o nariz também sofrem alterações em virtude dela.

 

As fibras de colágeno e elastina que compõem o nariz começam a ceder, causando a frouxidão da pele, fazendo com que o tecido se estique. Com a falta de apoio, a ponta sofre uma queda, o que deixa a impressão de que o nariz está maior ou mais largo.

 

PELE      

 

Se você é assíduo aqui no blog, já sabe que o tipo de pele exerce influência na região do nariz, independentemente de uma rinoplastia. Clicando aqui, você pode conferir de que forma uma pele grossa e uma pele fina podem influenciar no formato do nariz.

 

Uma das mudanças que o tempo pode trazer é o afinamento da pele. Esse processo, na região do nariz faz com que a estrutura cartilaginosa fique mais marcada e é o que também deixa a impressão de que o nariz sofreu alguma mudança.

 

A perda de volume de algumas regiões da face como bochechas e lábios também podem aumentar essa percepção.

 

DESVIO DE SEPTO

 

Para aquelas pessoas que já possuem um desvio de septo, os fatores citados acima fazem com que a tortuosidade fique mais evidente e, por isso, a impressão de que o tempo fez com que o nariz ficasse mais torto é tida por algumas pessoas.

 

 

RINOPLASTIA X TEMPO

 

Se o nariz pode mudar com o tempo, o resultado de uma rinoplastia pode sofrer alguma mudança? Essa é uma das principais perguntas feitas aos cirurgiões especialistas da área.

 

A resposta é que se foi realizada uma rinoplastia estruturada, por mais que o tempo exerça alguma influência, essa será mínima, se comparada àquela que sofre um nariz não operado.

 

Portanto, pode-se dizer que é um mito a afirmativa de que o nariz continua a crescer (de forma significativa) ao longo do tempo. Mas é verdade que há fatores que influenciam para que essa região do corpo sofra alterações que deixem a impressão de que houve um crescimento.

 

Se você tem dúvidas sobre o assunto, não hesite em entrar em contato através das nossas redes sociais. Estamos sempre à disposição.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

 

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados