Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia Masculina X Rinoplastia Feminina

 

As insatisfações com o formato ou com a funcionalidade nasal são uma realidade de homens e mulheres no todo o mundo, e que motivam a procura por cirurgiões especialistas em rinoplastia para que suas queixas sejam amenizadas.

 

A rinoplastia é uma cirurgia que atende ambos os sexos. Mas você sabe quais são as diferenças e semelhanças entre a cirurgia realizada para a melhoria de formato e funcionalidade nasal em mulheres e em homens?

 

O artigo de hoje tem por objetivo trazer as peculiaridades da cirurgia de nariz realizada em rostos masculinos, contrapondo a que é realizada em pacientes do sexo feminino.

 

 

A DIFERENÇA COMEÇA NA MOTIVAÇÃO

 

As mulheres, normalmente, são mais preocupadas com o formato nasal e sua interferência no equilíbrio facial, levando em consideração cada detalhe, cada milímetro de queda, largura ou altura nasal. Os homens, por sua vez, geralmente buscam o procedimento quando há uma tortuosidade severa, que interfere na funcionalidade nasal; problemas advindos da própria genética ou de traumatismos.

 

Aos poucos, essa realidade tem mudado, uma vez que os homens também têm se preocupado com a aparência e, obviamente, têm todo o direito de se sentirem bem.

 

ANATOMICAMENTE FALANDO

 

Se colocarmos um homem e uma mulher lado a lado as diferenças em relação ao formato facial e, principalmente, o nasal são facilmente notadas. O nariz de um homem é cerca de 10% maior do que de uma mulher, em virtude da quantidade de massa corporal em um corpo masculino, isso sginfica que o corpo masculino necessita de um volume maior de oxigênio circulando no organismo.

 

A RINOPLASTIA PARA HOMENS

 

Essencialmente, a rinoplastia é uma só para ambos. O cirurgião especializado nesse tipo de procedimento, após avaliação feita em consultório, determina o plano cirúrgico que geralmente segue a técnica aberta – com incisões feitas abaixo das asas nasais e columela, possibilitando a visão completa da estrutura nasal.  

 

O que muda, de fato, são os manejos e quantidade de retirada ou enxerto de cartilagem, já que o objetivo de uma rinoplastia em um nariz masculino é o de buscar traços mais retilíneos e a angulação apropriada entre o lábio e o nariz.

 

Em uma rinoplastia masculina o cirurgião evita deixar a ponta erguida ou o dorso muito baixo – já que essas características são entendidas como femininas.

 

 

O RESULTADO

 

Levando em consideração a diferença anatômica existente entre homens e mulheres, o resultado em si é onde o procedimento mais se difere. Ainda assim, a naturalidade é sempre priorizada, levando a um resultado discreto e equilibrado.

 

Quanto à recuperação, para ambos, ela segue o mesmo curso e com as mesmas orientações, não sendo mais demorada ou dificultosa por se tratar de um organismo masculino. Homens e mulheres devem tomar os cuidados relacionados à exposição solar, lavagem nasal e repouso relativo – mantendo a cabeça sempre elevada e evitando esforço demasiado.

 

 

É importante lembrar que o procedimento deve ser feito por um profissional capacitado e experiente, tanto para homens, quanto para as mulheres. É de responsabilidade do cirurgião avaliar de forma precisa cada formato nasal – independentemente do sexo do paciente – e, sobretudo, alinhar expectativas e possibilidades para que se possa chegar a um resultado satisfatório.

 

 

Saiba como encontrar um bom cirurgião clicando aqui.

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados