Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia X Procedimentos da Moda

 

Com o avanço da medicina, surgiram também novas possibilidades de preenchimentos faciais e alternativas para trabalhar a simetria do rosto.  É sabido que o nariz, por estar no centro da face, tem um importante papel quando o assunto é harmonização dos traços. ​

 

A procura por resultados rápidos, associada aos novos procedimentos estéticos, têm deixado muitos pacientes suscetíveis a riscos. A aplicação de determinadas substâncias pode ser extremamente prejudicial à saúde. Vale ressaltar que a Rinoplastia continua sendo a única maneira de harmonizar o nariz em relação à face, ao mesmo tempo em que trabalha a funcionalidade respiratória.

 

Alguns pacientes chegam ao consultório depois de serem submetidos a procedimentos estéticos mal sucedidos. Por isso, é importante conhecer o princípio destes principais procedimentos e, claro, procurar um profissional capacitado, seja ele para a realização de aplicações de preenchimento ou para a rinoplastia em si.

 

Se, mesmo depois de uma consulta com o médico cirurgião, o paciente preferir passar por um procedimento estético, é bom estar ciente das diferenças entre uma rinoplastia e as aplicações da moda.

 

RINOMODELAÇÃO

 

Após a avaliação de um profissional capacitado, análise de possíveis alergias ao produto e, claro, alinhamento das expectativas (que devem ser realistas), o procedimento, que leva em torno de 30 a 40 minutos, é feito através da aplicação de ácido hialurônico com o objetivo de modificar aspectos estéticos no nariz.

 

A rinomodelação é comumente procurada por quem tem queixas relacionadas a

  • Ponta caída
  • Base alargada
  • Imperfeições advindas de algum acidente, cirurgia prévia ou fratura

 

Geralmente o procedimento é indolor e inclui poucas horas de inchaço. Mas, ainda assim, podem ocorrer pequenos hematomas no local.

 

É importante salientar que ainda que o profissional deve ser habilitado para a aplicação, além de conhecer a anatomia da região que será manipulada. Isso porque há riscos de necrose e ondulações indesejadas na área que sofreu a aplicação.

 

BIOPLASTIA

 

Também é uma opção de preenchimento cutâneo, ainda que não seja superficial.

 

Por meio de anestesia local, o procedimento é feito em consultório e, atualmente, é chamado de plástica sem cortes.

 

O preenchimento é feito, normalmente, com PMMA (polimetil-metacrilato) ou mesmo o ácido hialurônico.  Esse procedimento vem sendo feito por esteticistas e não inclui apenas o nariz, podendo ser aplicado em outras regiões do corpo.

 

A bioplastia é, geralmente, utilizada para diminuir as imperfeições mais leves que não estejam relacionadas ao tamanho ou largura. A giba, no dorso nasal, por exemplo, é uma das imperfeições que podem ser solucionadas com esse procedimento.

 

O produto entra em forma de gel e passado um tempo, se solidifica, mantendo o resultado de acordo com o que tenha sido acordado com o profissional responsável pelo procedimento.

 

É preciso que o paciente esteja ciente que, ainda que temporária, a depender do produto utilizado, a modificação feita na região poderá ser irreversível.

 

RINOPLASTIA

 

Se você acompanha o blog já deve saber que a rinoplastia é a cirurgia plástica voltada para modelar o nariz. Normalmente ela é procurada por quem tem alguma queixa funcional ou busca por uma aparência mais harmônica, ou ambas.

 

Podendo ser feita através de duas técnicas – aberta ou fechada –  o procedimento é feito sob anestesia geral e exige alguns cuidados no pós-operatório, como por exemplo:

  • Manter cabeça e corpo retos, quando repousar
  • Evitar se abaixar e fazer esforços, como carregar peso, por exemplo.
  • Lavar o nariz conforme orientação da equipe médica
  • Respeitar os horários da medicação prescrita

O resultado de uma rinoplastia é percebido gradativamente, sendo que o definitivo, pode ser notado a partir de 8 meses após o procedimento cirúrgico.

 

Por fim, é imprescindível dizer que qualquer procedimento estético ou cirúrgico deve ser feito por profissionais capacitados e habilitados. A sua segurança e sua saúde devem estar sempre em primeiro lugar.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

 

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados