Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia e Autoestima

 

A insatisfação com o formato do nariz é algo que acomete muitas pessoas. Diariamente em consultório, é possível observar candidatos à rinoplastia que não trazem somente as questões funcionais para serem solucionadas.

 

Os mais jovens, principalmente, acabam buscando cirurgiões para harmonização do rosto e, por isso, é possível afirmar que a rinoplastia é diretamente ligada à melhora da autoestima. Afinal de contas, olhar-se no espelho e sentir-se bem com a própria aparência também é importante. A autoconfiança é essencial para qualquer ser humano, já que ela é parte fundamental para uma vida social saudável.

 

O nariz exerce grande influência no equilíbrio da face. Eventuais desproporções do nariz em relação às medidas do rosto costumam causar insatisfações relacionadas à aparência e autoestima.

 

O ROSTO HARMÔNICO

 

Infelizmente, alguns padrões são traçados pela sociedade e aquele que se destoa pode ser alvo de preconceito. Por isso, alguns jovens ficam obcecados na busca pelo rosto harmônico, de forma a melhorar aspectos da vida relacionados ao social e psicológico. Mas essa obsessão não é saudável.

 

É necessário ressaltar que um rosto completamente simétrico é impossível de encontrar. O que pode ser feito é, através dos parâmetros de análise, chegar a um resultado natural e satisfatório, dentro do que rosto e nariz possibilitam que seja realizado em um procedimento cirúrgico.

 

OBSESSÃO POR NOVAS CIRURGIAS

 

É comum pacientes que já passaram por uma rinoplastia bem-sucedida buscarem novamente o cirurgião para um novo procedimento. Cabe ao profissional avaliar a real necessidade, mas, geralmente, ela não existe. Isso porque a naturalidade é um dos fatores que determinam a harmonia da face.

 

Nesses casos, é papel do médico ressaltar que o paciente não precisa passar por um novo procedimento para se submeter a novos riscos desnecessários. A busca por orientação psicológica também é recomendada.

 

Note-se que estamos falando de cirurgias bem-sucedidas. Existem casos em que os pacientes realmente necessitam de uma rinoplastia secundária para corrigir uma cirurgia anterior que não foi realizada corretamente.

 

 

QUEIXAS ESTÉTICAS COMUNS

 

Há algumas queixas dos candidatos à rinoplastia que são comuns.

 

– Nariz grande

– Dorso alto

– Ponta caída

– Asas largas

– Nariz torto

 

RINOPLASTIA COMO SOLUÇÃO

 

Algumas dessas queixas, normalmente vem associadas a problemas funcionais. No entanto, mesmo que não haja questões relacionadas à função nasal, a rinoplastia, através da alteração da estrutura nasal, pode:

 

  • Diminuir a largura do osso nasal;
  • Melhorar a direção da ponta do nariz;
  • Melhorar o perfil do nariz;
  • Reduzir narinas grandes, largas ou arrebitadas,

 

Vale lembrar, no entanto, que a satisfação com o resultado obtido deve ser um assunto a ser conversado no pré-operatório, uma vez que expectativas e resultados devem ser minuciosamente alinhados com o seu cirurgião.

 

Ou seja, cabe ao cirurgião esclarecer o que pode ser mudado, o que não pode ser alterado e o que de fato indica a necessidade de um procedimento como esse. O profissional tem o dever de alertar ao candidato sobre exageros e riscos envolvidos em uma rinoplastia.

 

O contato com o cirurgião é premissa básica para que o candidato possa tomar a decisão de realizar uma rinoplastia de forma segura.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

 

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados