Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Como saber se uma nova rinoplastia é necessária?

 

 

O desejo de ter um nariz mais fino, melhor desenhado, ou o sonho de se livrar das constantes obstruções nasais é o que move milhares de pessoas a buscarem pelas técnicas da rinoplastia.

 

Durante as consultas do pré-operatório, cabe ao cirurgião esclarecer o que é possível, ou não, ser feito durante o procedimento, alinhando a expectativa do paciente à realidade e possibilidades existentes.

 

No entanto, ainda assim, em algumas ocasiões, depois de finalizado o período de recuperação, alguns pacientes se queixam do que veem, ao notar que o resultado que esperavam não foi o alcançado. Por considerarem seu procedimento malsucedido, eles se tornam candidatos à Rinoplastia Secundária ou Rinoplastia de Correção.

 

 

RINOPLASTIA SECUNDÁRIA

 

Sabe-se que o aprimoramento das técnicas utilizadas na rinoplastia é um quesito forte a ser considerado para que um procedimento de correção seja realizado. Afinal de contas, até a década de 80, as cirurgias no nariz eram realizadas de forma fechada, sem a visão total do que estava sendo feito e sem a previsão de resultados a longo prazo.

 

Atualmente, além da queixa desses candidatos, há ainda outras mais comuns para que uma nova rinoplastia seja realizada, como por exemplo:

 

– Problemas respiratórios advindos do primeiro procedimento

– Agravamento da queixa das obstruções nasais

– Piora em relação à simetria nasal e harmonia facial

– Cartilagens triangulares soltas, não refixadas ao septo nasal.

– Ponta pinçada

– Ressecções exageradas das porções superiores das asas nasais

– Rotação exagerada da ponta nasal

 

 

QUANTO TEMPO ESPERAR PARA REALIZAR O SEGUNDO PROCEDIMENTO?

 

A partir de seis meses da primeira cirurgia, já é possível perceber algumas características do resultado final, em se tratando de simetria e harmonia facial, e, por isso, alguns pacientes já iniciam suas buscas por um novo especialista a partir desse período.

 

É preciso lembrar que o resultado final da cirurgia no nariz demora entre oito e doze meses para ser visto. É o prazo que a estruturas nasais, variando de organismo para organismo, estejam devidamente recuperadas e cicatrizadas.

 

 

DO QUE DEPENDE O SUCESSO DA RINOPLASTIA SECUNDÁRIA?

 

Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas o fato do procedimento ser realizado por um novo cirurgião que fará com que haja sucesso no procedimento. Aspectos como pele aderida ao osso, fibroses ou excesso de pele, por exemplo, podem comprometer o segundo procedimento no sentido de limitar as ações do novo cirurgião.

 

 

É importante que os candidatos se lembrem de que o médico não pode dar garantia alguma do resultado. No entanto, o cirurgião deve ter uma visão realista e esclarecer ao paciente as possibilidades reais de um novo procedimento.

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados