Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Múltiplas mudanças em uma Rinoplastia

 

A Rinoplastia é a cirurgia indicada para melhorar aspectos funcionais e de proporcionalidade ligados ao nariz. Invariavelmente, todos aqueles que buscam o auxílio da rinoplastia desejam sanar suas queixas que, em resumo, podem envolver o aumento ou a diminuição do nariz, a correção de tortuosidades, a melhora da respiração e o levantamento da ponta nasal. A técnica que vem se atualizando constantemente permite a mudança da estrutura nasal, favorecendo os traços faciais e a melhora funcional, em alguns casos.

 

Por vezes, o cirurgião tem o desafio de realizar múltiplas mudanças em um mesmo procedimento. Por isso, hoje falaremos neste artigo como é feita a rinoplastia nessas situações.

 

Acompanhem e, em caso de dúvidas, acessem nossas redes sociais e deixe sua pergunta.

 

 

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO?

 

 

A priori, a avaliação é feita na primeira consulta, através do que o paciente traz como insatisfação e do exame , que envolve a análise da estrutura nasal e da sua relação com os traços faciais.

O cirurgião faz fotos frontais e do perfil do paciente, para que seja possível a análise das medidas e dos parâmetros de simetria facial, e verifica como a rinoplastia pode ajudar.

 

É preciso ressaltar que cada paciente é único e, por isso, a técnica cirúrgica deve se adequar à sua necessidade, de forma personalizada.

 

 

POSSO MUDAR MAIS DE UM ASPECTO EM UMA SÓ CIRURGIA?

 

 

É comum que os pacientes tenham mais de uma queixa voltada para o aspecto do nariz, incluindo a parte funcional. Alguns desejam afinar e levantar, outros querem diminuir e consertar desvios, sem contar naqueles que precisam fazer outros procedimentos como a sinusectomia, por exemplo. Todas essas necessidades são avaliadas pelo cirurgião no ato da primeira consulta, bem como a possibilidade de realizar o procedimento de forma a sanar todas elas.

 

É possível realizar uma rinoplastia para a correção de diversos problemas apontados pelo paciente, ou mesmo aqueles que são detectados em consulta pelo profissional.

 

Logicamente, procedimentos que incluem múltiplas mudanças no nariz exigem um maior tempo cirúrgico e, claro, uma maior destreza e habilidade do cirurgião. Vem daí a necessidade de buscar um bom profissional para solucionar suas queixas.

 

 

ISSO TAMBÉM É POSSÍVEL EM UMA RINOPLASTIA SECUNDÁRIA?

 

 

Assim que as estruturas nasais estão cicatrizadas depois de uma rinoplastia, por volta de um ano após o procedimento, alguns pacientes se veem ainda insatisfeitos quanto algum aspecto, e acabam buscando uma nova rinoplastia.

 

As múltiplas mudanças, apesar de aumentarem a complexidade da cirurgia (que já tem uma complexidade considerável, por ser a segunda cirurgia em um mesmo local), também são possíveis na rinoplastia secundária.

 

Geralmente as intervenções incluem a correção das irregularidades identificadas pelo paciente e em consulta de avaliação, incluem a melhora do formato, da estabilidade e da projeção da ponta nasal, melhora da parte funcional (geralmente relacionada às válvulas nasais), nova ressecção das asas nasais ou a correção de uma ressecção exagerada.

 

Nesses casos, o desafio do cirurgião é, sem dúvida, o manejo de uma estrutura já manipulada anteriormente com eficácia para que o resultado seja satisfatório para o paciente, que já passou por uma insatisfação anterior.

 

 

 

Vale ressaltar que a satisfação do paciente tem uma relação direta com a expectativa dos resultados o que torna essencial o alinhamento com o cirurgião quanto às possibilidades oferecidas pela rinoplastia, para que suas queixas sejam solucionadas, priorizando sempre os resultados naturais.

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados