Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Nariz Torto: como é feita a correção?

 

O nariz é o ponto central do rosto e, além das funções respiratórias, também é responsável por conferir equilíbrio à face. A rinoplastia é a cirurgia indicada para a melhoria tanto da parte funcional quanto da parte estética dessa região.

Há casos em que os pacientes apresentam problemas respiratórios e uma desarmonia facial em virtude de uma tortuosidade do nariz, chamada de rinoescoliose. Quando o nariz se desvia do plano médio facial, de acordo com os parâmetros de análise e medidas faciais, se apresentando em forma de “S” ou de “C”, tem-se o que é chamado de Nariz Torto.

A tortuosidade nasal pode advir de problemas congênitos ou até mesmo de traumas (pancadas) sofridos na infância ou na idade adulta.

No artigo de hoje vamos contar tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de nariz, bem como as técnicas indicadas para a solução de casos como esse.

 

CARACTERÍSTICAS

 

Um nariz é considerado torto quando há desvio do septo nasal em relação à linha média facial, que se pode ocorrer em maior ou menor grau. Trata-se de uma ocorrência bastante comum, mas costuma ser alvo de muitas insatisfações em quem a possui.

Para além das questões estéticas, um nariz torto pode indicar a causa de comprometimento da função nasal, uma vez que a entrada do ar pode ser prejudicada, em virtude do grau da tortuosidade.

O diagnóstico do nariz torto é tido com base em exames clínicos. Durante a primeira consulta, o cirurgião avalia os parâmetros de análise e medidas faciais através do exame físico, analisando as proporções nasais e harmonia facial, utilizando principalmente a linha central, o dorso e a base nasais. Normalmente, quem possui um desvio acentuado, possui uma narina menor que a outra, em virtude da tortuosidade.

Exames de imagem vêm para dar consistência ao diagnóstico, principalmente quando o desvio nasal é mais sutil.

 

COMO É A RINOPLASTIA NESSES CASOS?

 

Através da rinoplastia aberta aliada à septoplastia, é possível fazer a correção da tortuosidade nasal.
A cirurgia envolve o reposicionamento dos ossos, septo e cartilagens nasais, podendo ser necessária a osteotomia – fratura cirúrgica controlada, corrigindo as deformidades da pirâmide nasal e do septo.

Na maioria das vezes, as técnicas de rotação de ponta são necessárias, uma vez que dependendo de onde o desvio está localizado, ao consertá-lo, a ponta sofre também alteração.

O cirurgião tem por objetivo alinhar as estruturas nasais à linha média da face, melhorando a simetria e harmonização facial. Trata-se de um procedimento complexo que exige expertise do profissional, já que se a tortuosidade é resultado de um problema congênito, toda a face possui assimetria.

 

RESULTADO

 

Principalmente em casos de narizes tortos vindos de causas congênitas, o grau de tortuosidade é severo e faz com que a face toda acompanhe a deformidade, dando a impressão de que o desvio nasal não foi corrigido de forma total.

O desafio do cirurgião é, portanto, consertar estruturas internas e externas, melhorando o desvio sem comprometer a naturalidade dos traços faciais.

O resultado pode ser percebido à medida que o edema vai cedendo, visto primeiramente de perfil.

 

A busca por um cirurgião especializado e experiente no segmento é fundamental para a solução desses casos. O candidato a esse tipo de cirurgia deverá estar ciente de que o profissional trabalhará dentro de um limite estabelecido para que o resultado fique o mais natural possível.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados