Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia – Análise de Caso – Nariz Asiático

 

Depois de analisarmos os casos de rinoplastia para nariz caucasiano e nariz negroide, a nossa série de artigos segue com a análise de um caso de rinoplastia para nariz asiático.

 

Apesar de não ser um dos tipos de nariz mais operados, os narizes do tipo asiático também têm seu espaço nas rinoplastias. Esses casos são menos frequentes, mas merecem atenção.

 

Continue a leitura desse artigo e confira a análise de caso da cirurgia realizada em um nariz que se enquadra nessa categoria.

 

NARIZ ASIÁTICO

 

 

 

O nariz do tipo asiático, também chamado de nariz oriental, é encontrado, geralmente, em pessoas que possuem descendência indígena ou asiática e traz consigo as seguintes características:

 

– Ponta pouco projetada, bulbosa e larga

– Base nasal alargada

– Cartilagens curtas e menos resistentes

– Dorso nasal baixo – em alguns casos, quase que

– Pele grossa e oleosa

 

A relação dessas características com problemas funcionais é incomum. Isso faz com que a queixa principal dos pacientes seja a proporcionalidade e o equilíbrio faciais, primordialmente.

 

A AVALIAÇÃO DA PACIENTE

 

A paciente foi avaliada de acordo com os protocolos indicados para a primeira consulta.

 

Queixa principal: nariz pouco definido, dorso muito baixo, ponta arredondada, sem projeção.

 

Através dos parâmetros de análise de simetria e proporcionalidade nasal  pôde-se concluir, de fato, que o nariz possuía um dorso muito baixo e que era curto. As asas nasais também foram percebidas mais largas, sugerindo a necessidade da correção.

 

Indicação cirúrgica: rinoplastia de aumento com correção de ponta nasal.

 

A CIRURGIA

 

Tipo de rinoplastia: rinoplastia de aumento com correção de ponta nasal.

Tempo de cirurgia: Entre três e quatro horas

Tipo de anestesia: Geral

Manejos utilizados:

  • Elevação do dorso nasal – através de enxertos retirados do septo e da costela da paciente – com o intuito de corrigir o aspecto de nariz achatado.
  • Rotação ascendente da ponta nasal, para elevar a ponta nasal e melhorar a angulação naso-labial.
  • Ressecção das asas nasais e enxerto cartilaginoso na ponta nasal, para sustentação, elevação e projeção com o intuito de melhorar o desenho do nariz, tornando-o mais fino e proporcional à face.

 

 

Os manejos realizados na rinoplastia seguiram o planejamento cirúrgico definido entre cirurgião e paciente com base nos parâmetros de análise de simetria e proporcionalidade nasal , priorizando as proporções faciais, os traços étnicos e as características pessoais da paciente.

 

EVOLUÇÃO E RESULTADO

 

A margem de previsibilidade para rinoplastias de aumento – como nesse caso – são tão boas quanto para as de redução. Portanto, a evolução da paciente foi satisfatória, com a percepção do resultado já nos primeiros meses de pós-operatório – nariz com dorso mais alto e com a base nasal readequada – principalmente, visto de perfil.

 

ATENÇÃO!

 

Os casos relatados nessa série de artigos são ilustrativos, com o intuito de facilitar o entendimento das técnicas utilizadas, buscando o resultado pretendido.

 

É importante dizer que cada caso é único, assim como a rinoplastia realizada e a evolução pós-operatória, dependendo, principalmente, do organismo de cada paciente.

 

Caberá ao cirurgião escolhido a avaliação minuciosa e pormenorizada de cada caso, bem como o esclarecimento das técnicas escolhidas e possibilitadas pela rinoplastia, na tentativa de solucionar a queixa principal do paciente, preservando seus traços e características étnicas e pessoais, visando um resultado natural.

 

 

Saiba como encontrar um bom cirurgião .

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados