Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Tudo o que você precisa saber sobre o nariz de asas largas

 

O Brasil é um país miscigenado e, por isso, por aqui podemos encontrar diversos formatos de rosto e tipos de nariz. As queixas relacionadas à funcionalidade e à proporcionalidade do nariz são, por esse motivo, muito diferenciadas. Dessa forma, nas semanas que se seguem a proposta da seção de notícias do site é a de detalharmos cada tipo de nariz e suas particularidades que influenciam na função nasal e na harmonia da face.

 

Um dos tipos mais comuns encontrados no Brasil, principalmente na região centro-oeste é o conhecido popularmente por “nariz de batata”.

 

CARACTERÍSTICAS

 

O nariz de asas largas é uma característica étnica comum em descendentes africanos, indígenas ou orientais que, basicamente, tende a ter a ponta arredondada, o dorso curto e baixo e a ser alargado nas laterais.

 

Na maioria dos casos há desproporção facial em virtude da largura da base alar (distância entre uma narina e outra) que, de acordo com os parâmetros de análise e medidas faciais, deve ser a mesma da largura dos olhos e da distância intercantal (entre o canto dos olhos).

 

COMO É A RINOPLASTIA NESSES CASOS?

 

Para esse tipo de nariz, o planejamento da rinoplastia deverá ser feito objetivando a redução das asas nasais, além da projeção do nariz sob a cautela de não interferir nas características individuais e nos traços genéticos do paciente.

 

Uma das técnicas utilizadas nesses casos leva o nome de ressecção das asas nasais e consiste em remover um segmento de tecido localizado nas laterais da narina, com incisões realizadas nas laterais da narina, bem rente à pele, na intenção de reduzir a extensão da base nasal que, por sua vez, deve ter a forma de um triângulo equilátero.

 

Há casos em que existe a possibilidade de deixar o nariz mais fino e projetado.  Para tanto, o cirurgião utiliza enxertos que podem ser retirados do próprio paciente, no momento da cirurgia. Os enxertos são, normalmente, colocados na ponta nasal, visando a projeção, e no dorso, para que a característica achatada possa ser diminuída.

 

Ambas as técnicas podem ser realizadas em uma mesma rinoplastia, assim como procedimentos para a melhora de questões funcionais, como a septoplastia ou a cirurgia de cornetos nasais, que causa obstrução nasal.

 

É importante que a cirurgia seja bem feita, para que a função nasal não seja prejudicada.

 

RESULTADO

 

A medida das asas nasais exerce influência na harmonia e simetria da face, por esse motivo, após a cirurgia já é possível notar grande diferença em se tratando de proporcionalidade. Normalmente, o procedimento resulta em um nariz mais harmonioso, mais delicado, com a ponta melhor definida, dorso retificado e com uma melhora ou preservação das questões funcionais.

 

O candidato que possui esse tipo de nariz deve ter em mente que a intenção da rinoplastia nesses casos não é a de descaracterizar os traços étnicos, mas sim, conferir uma melhora no que tange à proporcionalidade facial.

 

Dessa forma, cabe ao cirurgião deixar claro o que pode ser realizado, alinhando os anseios do candidato às reais indicações e possibilidades, buscando sempre por resultados que preservem a naturalidade dos traços faciais.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

 

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados